Minicurso 'Mundo da arte e mercado de arte: uma análise comparativa entre a teoria institucional da arte de Arthur Danto e George Dickie'

Data da publicação: qui, 15/08/2019 - 11h32min

O IFCH promoverá nos dias 27 e 29 de agosto o minicurso Mundo da arte e mercado de arte: uma análise comparativa entre a teoria institucional da arte de Arthur Danto e George Dickie, ministrado por Adrià Harillo Pla, da Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

Organizado pela Profa. Dra. Taísa Palhares e com apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, o minicurso apresentará a teoria institucional da arte tal como foi elaborada pelos filósofos Arthur Danto e George Dickie, e suas respectivas concepções de mundo da arte, buscando contextualizar o momento histórico em que ambas propostas nasceram, suas principais diferenças e importância para a divisão entre Estética e Arte.

Os encontros do minicurso promoverão uma comparação entre suas respectivas concepções de mundo da arte com o mundo da arte atual. Para isso, serão utilizados dados atuais do mercado de arte global, a fim de responder às seguintes questões: de acordo com a teoria institucional da arte, o mundo da arte é igual ao mercado de arte? Ou seria este último apenas uma parte do mundo da arte? Ou são ambos totalmente diferentes?

Adrià Harillo Pla é bacharel em Filosofia pela Universidad Autónoma de Barcelona, mestre em Mercado de arte pela mesma universidade e doutorando na Universidad Complutense de Madrid. Atualmente realiza estágio de pesquisa na Universidade de Basel (Suíça) e na Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte, da Associação de Jornalistas da Catalunha e da Associação de Arte Universitária do Canadá. Tem experiência com curadoria em museus de arte e galerias. Bolsista Mobilidade Santander.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

ter, 27/08/2019 - 14:00 Minicurso 'Mundo da arte e mercado de arte:uma análise comparativa entre a teoria institucional da arte de Arthur Danto e George' Sala da Congregação do IFCH
qui, 29/08/2019 - 14:00 Minicurso 'Mundo da arte e mercado de arte:uma análise comparativa entre a teoria institucional da arte de Arthur Danto e George' Sala de Teses 2